Tudo as coisas ou algo assim

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Tributo a David Mann






David Mann começou a pintar cenas sobre a cultura "biker" em 1963. Em 1971, a então novata, Easyriders Magazine procurava por um "motorcycle artist" e Mann respondeu ao anúncio. Desde então, os seus trabalhos passaram a ser publicados regularmente na revista e mantiveram um estreito relacionamento até os últimos dias de sua vida.

As pinturas de Mann retratavam cenas comuns do estilo de vida biker dos anos 60 e 70, tendo as "outlaw Harleys", bobbers e choppers como principais retratações. As telas de Mann celebravam o espírito de liberdade, com belas estradas, "cabelos ao vento" e personificações de espíritos da natureza.
Mann seguiu com o seu trabalho até o início de 2003, quando a sua saúde começou a piorar. Ele adquiriu uma doença rara, causada pela evaporação de gases das tintas que ele usava, que acabaram com os seus pulmões. Os médicos, então, decidiram retirar os pulmões de David e a sua vida passou a depender de um respirador. Um dia após completar sessenta e quatro anos, sua mulher resolveu desligar os aparelhos que o mantinham vivo e ele veio a falecer. Pouco antes de sua morte, uma motocicleta customizada foi construída em sua homenagem pela Orange County Choppers, sendo apresentada num episódio do reality show American Chopper. A "David Mann Bike" foi construída no estilo de Mann, mas Mann morreu antes que fosse concluída.

Fonte: gimenescam