anuncio

Tudo as coisas ou algo assim

terça-feira, 14 de maio de 2013

Johnny Cash em desenho

Oitenta anos atrás, em 26 de fevereiro de 1932, nascia em Nashville, John Ray Cash conhecido pela maioria como Johnny Cash. Não vamos aqui fazer aqueles posts contanto resumidamente (via Wikipédia) a vida do Homem de Preto. Vamos dar duas dicas supimpas. Dica #1 – Johnny Cash uma biografia é um livro que conta a história de Johnny Cash em forma de quadrinhos. Foi escrito e ilustrado pelo alemão Reinhard Kleist em 2006. O título original (muito mais compatível com a história) é ”Cash: I see a darkness”

 

Mas não pense que é como toda biografia — nascimento, sucesso e a morte. Não é isso.
Esqueça também o que você assistiu em Johnny and June. Não, não… não se trata daquilo. 
Só pra você ter uma idéia o livro começa com uma sequência de quadrinhos que ilustra apenas um trecho de uma música. Um trecho eu disse. Uma sequência só de imagens, sem texto algum. Mas assim que você bate o olho no desenho,  a música começa a tocar na sua cabeça: “ I shot a man in Reno just to watch him die…”   Há muitas outras músicas retratadas no livro. É fantástico! Nossa opinião? Ler este quadrinho é um mergulho na sombria alma de Johnny Cash.

 

A opinião do jornal Die Welt – Alemanha: “Tocante como algo espiritual, duro como o rockabilly e romântico como uma balada de amor.” Opinião do jornalista Stefan Pannor, Der Spiegel: “E então, o que falta ser dito sobre Johnny Cash? Talvez não muito. Mas Reinhard Kleist mostra ao leitor um novo olhar que não se pode encontrar em nenhum lugar.” Altamente recomendado, principalmente pra quem tem preguiça de ler biografias. Esse livro garantimos, você lê de uma só vez. 

 

 Dica #2 – Ainda falando de desenho mas dessa vez animado… The Johnny Cash Project  - The “Living Portrait of The Man in Black” é um projeto de arte coletivo idealizado por Chris Milk que dá a você (e até agora a 250.000 pessoas) a oportunidade de compartilhar a sua visão sobre Johnny Cash através de um desenho que fará parte de um vídeo clipe. 

 

Você não precisa saber desenhar, nem usar ferramentas complexas para fazer seu desenho. Basta um pouco de criatividade. Funciona assim: você entra no site, escolhe um frame (frame é uma imagem ‘congelada’ do vídeo), em cima desse frame, você começa a desenhar usando as ferramentas que tem no próprio site, tudo bem simples.
Depois que acabar, você envia sua imagem e ela fará parte do vídeo clipe. Como é um projeto coletivo seu nome fará parte dos créditos do vídeo.
 No site você encontra mais informações (em inglês). Certeza que vamos fazer o nosso. O projeto ainda está em andamento mas já existe um vídeo com a participação de milhares de pessoas ao redor do mundo. 
Veja: The Johnny Cash Project from Chris Milk on Vimeo. Bom, essas são nossa dicas para celebrar a vida e obra do Homem de Preto. JOHNNY CASH FOREVER!