anuncio

Tudo as coisas ou algo assim

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Cruz Vermelha Brasileira



A Cruz Vermelha foi fundada no ano de 1863 pelo suíço Henry Dunant com a finalidade de proteger e oferecer atendimento médico aos feridos de guerra. Dunant.





O filantropo redigiu a primeira Convenção de Genebra, firmada em 1864, pela qual os países signatários se comprometeram a reconhecer a neutralidade dos feridos, assim como a dos médicos e enfermeiros que os socorriam.



A Cruz Vermelha conta com Comitês Nacionais que representam cada um dos países signatários das Convenções em Genebra, e com o Comitê Internacional, com sede em Genebra e que se ocupa de zelar pelo cumprimento dos acordos e de reconhecer as novas sociedades nacionais que vão se formando.




A Cruz Vermelha Brasileira foi fundada em 5 de dezembro de 1908. Seu primeiro presidente foi Osvaldo Cruz. Trata-se de uma sociedade supra-estatal, filantrópica e independente, constituída com base nas Convenções de Genebra. Sediada no Rio de Janeiro, baseia-se nos sete princípios da Cruz Vermelha: humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universidade.